O que é plano de recuperação judicial?

O que é plano de recuperação judicial?

Muito vem se falando sobre recuperação judicial – e o quanto ela pode ajudar principalmente pequenas e médias empresas em dificuldades. Uma das etapas desse processo é justamente o plano de recuperação judicial. Mas você sabe o que é esse plano? Nós explicamos.
Segundo o advogado e sócio da Von Saltiél Advocacia & Consultoria Empresarial, Germano Von Saltiél, o plano é fundamental para o êxito do processo de recuperação judicial, pois ele norteia todas as ações que serão implementadas para reerguer a empresa devedora. “Além disso, o plano demonstra a viabilidade econômica da empresa, bem como demonstra as condições e os prazos para o pagamento dos credores”, explica.

O plano deve ser apresentado pelo devedor em até 60 dias após o deferimento do pedido de recuperação judicial. Ele resume todos os passos a serem adotados para que a recuperação seja efetivada, além da demonstração de viabilidade econômica da empresa e traz a avaliação de bens e ativos. Os credores podem questionar formalmente as propostas do plano e a versão final deve ser aprovada em Assembleia Geral de Credores. Existem regras específicas em relação a prazos de pagamento e todo o processo é acompanhado por um Administrador Judicial designado pelo Juiz responsavel pelo processo. “Atuamos como Administradores Judiciais, fazendo todo o contato entre credores, devedor e Judiciário. Contamos com um qualificado quadro de profissionais que atuam em regime de parceria estratégica, com formação nas áreas de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia e Perícias Técnicas, com o intuito de auxiliar, conforme o grau de complexidade e particularidade de cada caso, no deslinde e no acompanhamento dos processos de falência e recuperação judicial de empresas”, explica Germano Von Saltiél.